Pesquisar

Veja

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Cultura e Contracultura


Como se viu, paralelamente à Guerra Fria , entre 1945 e 1973 , houve uma grande expansão econômica. A melhoria da qualidade de vida , favorecida pela revolução tecnológica , refletiu sobre boa parte do planeta, principalmente os países capitalistas desenvolvidos , contribuindo para profundas transformações sociais. Nessa época, ocorreu um gigantesco processo de urbanização , com a intensa migração do campo para a cidade. A mecanização e a modernização da agricultura, com produtos químicos e biotecnologia, transformaram o cultivo de vários alimentos básicos e promoveram uma exploração de produtividade. Com isso  e o desenvolvimento da indústria farmacêutica , a expectativa de vida aumentou . A elevação da renda favoreceu a redução do trabalho infantil. As inovações da pesquisa científica rapidamente transformaram-se em tecnologia prática. Transistores e circuitos integrados levaram à diminuição dos preços  dos aparelhos eletrônicos , tornando-os acessíveis e diversas camadas da população. Assim, o que antes era um luxo se tornou um padrão de conforto . Nos EUA e na Europa , viu-se pela primeira vez na história , uma maioria livre da condição de subsistência .
Boa parte das pessoas passou a ter acesso a produtos de higiene pessoal, moda , beleza e da enorme industria de diversão popular. Paralelamente , uma verdadeira revolução educacional se processou . A alfabetização cresceu no mundo inteiro e frequentar a universidade deixou de ser um privilégio nos países economicamente desenvolvidos. A menor necessidade de os jovens trabalharem para ajudar a família fazia com que pudessem dedicar mais tempo aos estudos e adir a entrada na fase adulta. Justamente a essa juventude soube o papel de contestar a "sociedade de consumo" e a tecnocracia que se estabeleciam nas sociedades capitalistas desenvolvidas. Especialmente nos Estados Unidos , onde a felicidade estava cada vez mais associada à riqueza  e ao bem-estar individual e a posse de um automóvel não significava apenas um "status" , mas também um sentido de vida , uma grande parcela dos jovens desde o fim da década de 1950 , passou a resistir aos padrões estabelecidos pela sociedade.
Desse modo , surgiu um abismo entre pais e filhos , jovens e adultos. Questionavam-se as relações de autoridade em diversas instâncias. Em casa , o patriarcado - a superioridade dos maridos às esposas e dos pais aos filhos - era desafiado . Com a quebra do elo entre as gerações , afirmava-se uma nova consciência etária, com a juventude sendo vita como um grupo social com identidade própria. Na década de 1950, um movimento que pregava um modo de vida alternativo , de caráter social fortemente libertário , manifestou-se nos EUA. Era a chamada "geração Beat" , que teve como um de seus mitos o ator James Dean , por causa de sua interpretação no filme "Juventude Transviada (1953)". Nesse período , como uma forma eficaz de rejeitar os valores das gerações passadas, o gosto dos jovens deu uma guinada para o popular e o informal . Sob a influência da música negra, especialmente do " Rhythm and Blues", surgiu o Rock'n'roll , um ritmo forte , com incitação à dança e letras diretas. Apareceram ídolos musicais identificados com a juventude : Bill Halley , Jerry Lee Lewis , Chuck Berry  e Elvis Presley , o primeiro astro do rock.

Pesquisar